Perfil dos Alunos: Discentes

A seguir apresentamos alguns de nossos discentes, com um breve CV.

João Paulo Silva de Oliveira

Mestrando em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI (2022), mestre em Economia Política Mundial (2020) pela Universidade Federal do ABC (UFABC), bacharel em Ciências e Humanidades (2016) e em Ciências Econômicas (2018) também pela UFABC. Na graduação teve três projetos de Iniciação Científica concluídos, sendo bolsista do CNPq em um deles. Em 2019 recebeu um prêmio de reconhecimento acadêmico do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo e também do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC. Atualmente trabalha como Analista Econômico Financeiro em uma metalúrgica alemã, com filial no ABC, e exerce atividades e projetos na área de Controladoria e Custos, além de liderar um grupo interdisciplinar voltado à implantação de cultura de inovação na empresa e coordenar um projeto de gestão de custos que envolve todos os departamentos. Possui cursos de extensão nas áreas de Controladoria, IFRS e Custos no INSPER e na FIPECAFI. Pretende seguir carreira acadêmica na área de Economia, Economia Industrial, Controladoria, Finanças e Custos, paralelamente ao trabalho no setor industrial.

Daniele Leite Gonçalves

Pós-graduada em Gestão Financeira e Risco (MBA) pela FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e Bacharel em Ciências Atuariais pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Já atuou como atuária em duas seguradoras do mercado e atualmente trabalha na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, na área de Atendimento ao Consumidor. É professora do MBA Gestão de Seguros e Previdência da FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), já tendo lecionado em outros cursos de pós-graduação da instituição como MBA Finanças e Risco, MBA Controles Internos e CEFIN (Contabilidade, Controladoria e Finanças).

Marcus Vinicius Valentim

Gerente de Controladoria do Bradesco S/A.

Economista, MBA em Finanças, MBA em Controladoria.

Elias da Silveira Cerqueira

Bacharel em Ciências Contábeis (UERJ 1985), pós-graduado em Gestão Empresarial (PUCRS 1996) e mestrando em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI (2018-2020). Professor, auditor e consultor com mais de 40 anos de atuação em projetos de auditoria de demonstrações contábeis (big five), due diligence, outsourcing contábil, apoio na implementação e gestão de PMEs estrangeiras no Brasil e professor do PEPC pelo CRCSP, dentre outros. Membro do IBRACON SP com registro no CNAI e CVM.

Felipe Nasciben

Gerente de Produtos na B3 e Professor na Faculdade FIPECAFI. Mais de 12 anos de experiência no mercado financeiro. Conhecimento em derivativos, produtos de renda variável, renda fixa pública e privada. Especialista em Investimentos. Habilidades de negociação, gestão de pessoas e bom relacionamento interpessoal. 

Atacílio Ferreira Junior

Head Of The Accounting Department Sudati. Vasta visão estratégica de Mercado, forte orientação para resultados aliada ao profundo conhecimento: contábil brasileiro, americano, auditoria, regras de créditos, compliance fiscal e tributário, atuando em empresas multinacionais de serviços e do segmento industrial, enfoque em capitação de recursos e financiamentos de bens de consumo, e fundo perdido. Responsável por apontar a direção para a rentabilidade e retorno de capital dos acionistas, baseado em finanças corporativas, estrutura de carteiras e modelos de apreçamentos de ativos contábeis.

Marco Antonio Granado

Contador, empresário contábil, empresário no segmento da educação, palestrante, docente, escritor de diversos artigos empresariais, consultor empresarial nas áreas contábil, tributária, trabalhista e de gestão empresarial. Exerceu atividades de controladoria, contadoria e auditoria nos Grupos Itaú (SP), Ipiranga Petróleo (RS), Hansen (SC), Tigre (SC) e Pamcary (SP), é o atual consultor contábil, tributário, trabalhista e previdenciário do SINFAC-SP – Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo. Bacharel em Ciências Contábeis, Bacharel em Direito, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processos Tributários. Realizou inúmeros cursos e palestras direcionados ao segmento empresarial.

Beatriz Caroline Ervilha

Bacharel em Ciências Contábeis pela FEAUSP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e mestranda em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI. Já atuou com monitoria acadêmica em disciplinas de Contabilidade, Finanças e Estatística. Atualmente trabalha na Contabilidade da Natura&CO, com as principais atividades: Fóruns de Conciliação Contábil e rotinas de fechamento de contábil das Operações Natura LATAM.

Beatriz Souza Silva dos Santos Carvalho

Mestranda em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI (2019-2020), pós-graduada em Contabilidade (FGV 2014) e bacharel em Ciências Contábeis (UNINOVE 2010). Coordenadora de finanças e docente voluntária na Associação Beneficente Vinha de Luz.

Carlos Augusto de Barros Santiago

Executivo e Consultor de Gestão de Riscos e Governança em empresas nacionais e multinacionais. Administrador e contador com especialização e certificação em Gestão de Riscos pelo Instituto de Gestão de Riscos – The IRM – em Londres, Inglaterra. Mestrando em Controladoria pela FIPECAFI. Diretor executivo da RISKID no Brasil, software de gerenciamento de riscos com foco na colaboração e facilidade de uso.

Heraldo Vaz Figueira Jr.

Atuação como controller nos segmentos construção civil, em especial no setor de infraestrutura, e imobiliário com ênfase em projetos urbanísticos (loteamentos), fortemente, no setor de incorporações imobiliárias. Atualmente atua como consultor de empresas nas áreas de Controladoria, Finanças e Gestão Empresarial fornecendo ferramentas empresariais adequadas às necessidades dos seus clientes. Mestrando em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI, MBAs em Gestão de Projetos e Negócios na FACENS e Controller na FIPECAFI, formado em Ciências Contábeis pela FIPECAFI e Engenharia Civil pela FACENS.

Karen Franzin Rodrigues

Mestranda em Controladoria pela Fipecafi, pós graduada em Controladoria pela Fecap, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná. Gerente de Controladoria no grupo Wpp Comunicações, responsável pela Contabilidade Local e Gerencial com reportes a matriz estrangeira,  15 anos de experiência nas áreas contábil e fiscal de empresas de médio e grande porte.

Sheila da Silva Borges

Bacharel em Ciências Contábeis pela UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo), Pós-graduada em Contabilidade, Controladoria e Finanças (CEFIN) pela FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) e Mestranda em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI. Contadora e Gerente de Relacionamento Bancária PJ. Com atuação na área de Contabilidade Pública em um Município com mais de 200 mil habitantes. E com atuação na área bancária em dois grandes bancos Brasileiros, gerente premiada em excelência de atendimento e desempenho além das metas estabelecidas

Fábio Neves da Silva

Com mais de 18 anos de experiência em instituições financeiras, atualmente atua na área de Corporate Bank do Banco do Brasil. Possui graduação em Administração de Empresa com ênfase em Finanças, pós-graduado em Controladoria e Finanças, e MBA em Gestão Econômica e Estratégica de Negócios pela FGV.
Mestrado Profissional em andamento em Controladoria e Finanças (Ênfase em Finanças) pela FIPECAFI.

Fábio Luís dos Santos

Diretor Financeiro de multinacional espanhola (Acciona), graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Controladoria e Formação Pedagógica, mestrando em Controladoria e Finanças na FIPECAFI. Professor de graduação de Administração de Empresas. Com experiência de 25 anos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, histórico comprovado na gestão de projetos complexos e com grande número de participantes na área Financeiro-Estratégico e Controladoria. Perfil de liderança e habilidade interpessoal, de gerenciamento de mudanças e gestão de pessoas em todos os níveis.

Ulisses de Ulhoa

Experiência profissional em gestão de risco financeiro, avaliação de performance de produtos financeiros e modelos econométricos, analista técnico engajado nas atividades de fiscalização da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados desde 2010, professor de graduação e pós-graduação. Graduado em Administração com ênfase em Análise de SIstemas (FASP – Faculdades Associadas São Paulo), graduado em Contabilidade (FEA – USP – Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo), MBA em Gestão Financeira e Risco (FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).

Jonathas Queiroz de Amorim

Mestrando em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI, pós graduado em Finanças Corporativas pela Extecamp (Unicamp), graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista. Gerente Financeiro Administrativo Sênior na multinacional Ingevity do segmento químico, responsável pela Controladoria, Fiscal e FP&A com reportes para a matriz nos EUA.  13 anos de experiência nas áreas contábil, controladoria, fiscal e planejamento financeiro de empresas de médio e grande porte, além de atuar por 4 anos em empresa de auditoria BIG 4.

Jéssica Vasconcelos Guedes

Consultora Sênior em Financial Services Consulting da Consultoria Empresarial. Possui experiência em gestão e implementação de projetos de transformação organizacional, envolvendo processos, estrutura organizacional, tecnologia da informação, treinamentos, integração, PMO, modelo de governança, normas e procedimentos, indicadores de desempenho, relatórios gerenciais e gestão de transformação, com atuação em conjunto com todas as áreas e níveis hierárquicos da organização. Trabalha com foco na obtenção de melhorias, eficácia nos negócios e processos, geração de valor agregado aos clientes e aumento dos resultados.

Fábio José Mazzetto Said

Superintendente de controladoria do BicBanco.

Jensen de Castro Nascimento

Diretor executivo na BTG Pactual.

Daiane Rodrigues Vaz

Coordenadora de Planejamento Financeiro na Allied Brasil.

Daniel Rodrigo Bartoletti

Coordenador de Custos e Estoques – CSC na Louis Dreyfus Company.

Marcelo Aparecido da Silva

Gerente executivo no Banco Bradesco.

Raquel Fernandez Varela

Head de finanças na Rentokil Inicial.

Bruna Maria Betioli Machado

Atuou por mais de 10 anos na área de controladoria na Procter & Gamble.

Rodolfo Marques de Menezes

Controller na Berkley Brasil Seguros.

Guilherme Alves Malosso

Mestrando em Controladoria e Finanças e especialista em Controladoria, Contabilidade e Finanças, ambos pela FIPECAFI/USP e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá – UEM com CRC ativo. Atualmente ocupa do cargo de Supervisor contábil na Provizi Contabilidade Global.

Raíssa Lopes Marques

Graduada em Engenharia Civil pela Puc Minas e Ciências Contábeis pelo IBMEC; mestranda em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI. Experiência em planejamento e controle físico e financeiro de obras, fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, rotinas contábeis, análise de demonstrativos, BPO financeiro, gestão de processos e consultoria financeira empresarial. Atuação em diversos seguimentos como construção civil, prestação de serviços e comércio.

Sibeli Moraes Oliveira Brilhante

Gerente de finanças na Arklok.

Victor de Almeida Silva

Supervisor contábil na Multiplus S/A e professor de graduação na Universidade Metodista de São Paulo.

Adriano Resende do Nascimento

Contador na Câmara Municipal de Cotia e Professor de Ensino Técnico – Centro Paula Souza (ETEC).

Danilo Roberto Taveira Garcia

Head de tesouraria na Qintess.

Giselle Ferraz Viana Gimenes

CFO na GrandVision by Fototica.

Rafael Palma Bifano

Advogado tributarista na PLKC Advogados.

Remo Martins da Silva

 Especialista em contabilidade na Tecnisa.

Vanderson Gonçalves Brandão

Gerente Contábil no Banco PAN.

Verônica Aparecida Magalhães da Silva

ADVOGADA e CONTADORA formada pela PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisa Contábil, Atuarial e Financeira e possuo MBA em Gestão Tributária pela mesma instituição. Atuação de mais de 11 com tributos federais, estaduais e municipais em BIG4 e multinacionais, com foco em questões judiciais, previdenciárias, contencioso tributário administrativo, consultoria tributária, planejamento tributário, reorganizações societárias, Direito Tributário Internacional e Preços de Transferência. Professora na área de Direito Tributário em diversos cursos de pós-graduação e autora de artigos sobre o tema.

José Alexandre de Oliveira Von Bloedau

Formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas Pela universidade de Mogi das Cruzes, com especialização em Controladoria e Finanças pela mesma universidade, Extensão Universitária pela Fipecafi em Normas Internacionais e Contabilidade Financeira. Trabalhou em bancos como Bradesco, Santander e Continental Bank, possui 32 anos de experiência na área contábil. É professor universitário com 12 anos de experiência, tendo lecionado na UMC, Uninove e Universidade São Judas. Foi coordenador do Fórum de jovens Empresário da Associação Comercial de São Paulo, por dois mandatos. Hoje é empresário contábil com escritório a 20 anos no mercado, tendo atuado como contador do Fórum Social Mundial, Abong, Fundação Gol, Mercado Paulistano, Instituto Givaudan, Instituto Polis entre outras empresas de Médio e Grande Porte, além de perito judicial, atuando em cálculos da Procuradoria Geral do Estado e diversas varas cíveis do Estado do Paraná e  Minas Gerais.

Jacqueline Isis Kharlakian

Mestranda em Controladoria e Finanças pela FIPECAFI (2022). Juíza no Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo TIT/SP. Master in Professional Accounting pela Queensland University Technology-QUT (n.concl). Pós- graduada em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas FGVLaw (2014). Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Professora colunista no Instituto Brasileiro de Direito IBIJUS. Palestrante e autora de artigos acadêmicos publicados em periódicos especializados em Direito Tributário. Atualmente é responsável pelo Departamento Tributário de uma multinacional alemã de grande porte do setor de bens de capital. É especialista em consultoria de tributos indiretos, contencioso administrativo/judicial tributário, planejamento tributário e compliance fiscal. Conta com experiência de mais de 15 anos na área fiscal e tributária em indústrias nos setores químico, automotivo e bens de consumo.  

William Feitosa dos Santos

Supervisor Contábil na Samsung SCL. Contador, formado pela UniÍtalo, com mais de 12 anos de experiência. Vivência nas áreas de contabilidade, controladoria, auditoria e controles internos, com foco principal nos segmentos de serviço e agronegócios (agroindústria e trading). Experiência em Big 4 (KPMG e Deloitte), como auditor externo. MBA em Agronegócios pela ESALQ-USP. MBA em Gestão Tributária pela Faculdade FIPECAFI
Mestrando em Controladoria e Finanças pela Faculdade FIPECAFI

Sérgio Eugênio do Nascimento

Supervisor de contabilidade na Sanco Empreendimentos

Eliane Cristina dos Santos Pereira

Analista de crédito no Banco do Brasil.

Paulo Vizeu Lima Pinheiro

Gerente de divisão do Banco do Brasil.

Aluísio de Pádua Pereira Nunes

Coordenador de Controladoria, Planejamento e Reporting no GPA.

Anderson Vitor Pereira Tonelli

Diretor Administrativo na CTG Brasil.

Rubens Ferraresi

Contador na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.